MARXISMO, O QUE É ISSO?
Durval Carvalhal
Um projeto inexequível! Marx é complexo, abstrato e imbecil. Às vezes, parece um adolescente desvairado escrevendo. Contemporâneos seus queixaram-se de que os escritos marxistas eram difíceis. Ele os aconselhou a ler primeiramente os capítulos: VIII, XI, XII, XIII e XXIV.
Quando calouro de economia da UFBA, pedi a um famoso professor de História que me orientasse a ler Marx. Ele me disse Eliane Beck: Meu filho, você ainda e calouro de economia; Marx é muito difícil. Deixe para lê-lo quando você estiver no 3º ou 4º ano.
Minha amiga, às vezes, é possível levar duas horas tentando decifrar 4 páginas. Essa foi minha experiência. Eu imagino estudantes, sindicalistas e afins, sem noção de economia, matemática e administração, estudando Marx. Eles não estudam! Repetem tudo que lhes dizem, ou leem trechos adredemente escolhidos.
Lembro de uma colega, Bete, na faculdade de Ciências Econômicas da UFBA, Salvador. Ela me chamou para conversar e sentamos na escada do prédio. Com uma xerox na mão, foi me catequizando: "Aqui, oh, calouro, Marx fala que a mais valia...".
Depois de ler Marx, tenho nojo da mais-valia. Não vale nada. Nada, nada, a não ser como relato histórico. O “genial” é um completo idiota, que passa por cima da economia, dos custos fixos e variáveis para fundamentar o que ele chamou de “o valor gerado pelo trabalho excedente”.
A grande lição é que o comunismo é um golpe criminoso. É a privatização de um país em nome de um grupinho de bandidos, que vai tomar conta do cofre da nação para se enriquecer, mandar, desmandar e o povo que se dane.
Vade retro, Satanás